Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 6 de abril de 2011

QUATRO MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO LIGAR PARA O RELATÓRIO DO DIABO

Texto I Sm. 17.38-53

Introdução

Em toda a trajetória da vida do homem existe a ação do diabo e a ação de Deus. O diabo é a principal causa da destruição do homem, e sempre tentará prejudicar e embaraçar a marcha da igreja de Cristo, mas Deus sempre irá neutralizar a ação do diabo. Problemas, dores, provações e sofrimentos sempre estarão presentes na nossa vida. Com Deus do nosso lado, podemos vencer todos eles!. Então para saber superá-los, é melhor começarmos a aprender a lidar com eles.

Amado (a), o diabo sempre tentará debilitar a nossa fé, destruir a nossa comunhão com Deus para que não tenhamos mais graça nem prazer de buscar e servir ao Senhor. Por outro lado, há os problemas e sofrimentos causados pela conduta dos outros, como também, por nossos próprios atos e escolhas erradas. Haverá momentos, que iremos nos deparar com situações de inquietude e desequilíbrio emocional. São sensações de impotência, de medo e de derrota, que acabam falando mais alto em nossas mentes e corações.

O diabo quer impedir que os nossos sonhos não sejam concretizados, nem tampouco ver o crente cercado de bens e com os seus planos realizados. Paulo também disse que Satanás o havia impedido de visitar os crentes em Tessalônica (I Ts.2.18). Sabe o que aconteceu? A obra de Deus em Jerusalém, ficou parada durante um ano!.

Mas Deus continua agindo para que não haja impedimento contra os seus servos. Ele fará tudo para defender a sua Igreja eleita e preciosa, pois o Senhor é o Todo Poderoso de Israel! (Is.43.13d). O verdadeiro crente nunca pode descuidar da sua vida espiritual, pois quando estiver passando pelo deserto o diabo virá para agir, e querer destruir a sua vida. Mas, destruir o que?. Destruir o seu casamento. Criar embaraços no seu trabalho. No seu lar. Na sua igreja. Mas se você está firme, crer, confiar e permanecer fiel ao Senhor, verá que todas as investidas do diabo serão transformadas em bênçãos!. Foi o que aconteceu com Daniel.

Na Babilônia, os príncipes pagãos mudaram o nome dele, mas não conseguiram mudar o seu caráter. Mudaram todo o ambiente ao seu redor, mas não conseguiram mudar a sua fé e seu relacionamento com Deus. Com o tempo, Deus fez com que Daniel conquistasse lugar de destaque na Babilônia. Amados, (as) diante das situações de aperto, não podemos ficar paralisados, sem nada fazermos para que algo não mude. Nem devemos ficar inertes, esperando a derrota final ou quem sabe, muito raramente, acontecer um milagre!.

Amados (as), talvez a luta que você vive hoje pode ser muito grande e complicada. E não são poucos os que estão vivendo assim. Vivem ansiosos, com a mente ocupada pela dor, pelo sofrimento, pela angústia e pela impaciência. São dominados por idéias negativas, vivem inquietos e sobressaltados. Não conseguem pensar em mais nada, a não ser nas suas dificuldades. Os cuidados exagerados pelas circunstâncias do momento, acabam deixando as pessoas frias, insensíveis, e distantes de Deus!

Na Bíblia, encontramos uma expressão de encorajamento que é registrada trezentos e sessenta e cinco vezes, que diz: “Não Temas”. Precisamos entender que para cada aflição, existe uma solução sim!. Lembre-se, que maior do que tudo que você está passando, é o Deus a quem servimos. Então, vejamos quatro motivos que podemos e precisamos ministrar na nossa vida, para que o quadro se modifique em nosso favor.

O PRIMEIRO MOTIVO - NUNCA PARE DIANTE DE UM GRANDE PROBLEMA

O texto que lemos em I Samuel, fala sobre o confronto entre Davi e Golias. É sem dúvida, a mais famosa batalha da história de Israel. Porém, o que mais nos impressiona nessa história, é a ousadia e a confiança de Davi. Um jovem inexperiente na guerra, que não se intimidou com os insultos de Golias. Por outro lado, vemos o rei Saul quieto, PARADO, acovardado, ouvindo os insultos do seu inimigo. A essas alturas, o povo estava num beco sem saída. Por que? Porque NÃO CONFIARAM no Senhor, nem neles mesmos!!.

Todo Israel, ao ser afrontado pelo gigante ficaram congelados de medo. Tudo que foge do nosso controle gera medo. Os israelitas tinham medo porque conheciam o poderio do inimigo. Não conseguiam tomar nenhuma iniciativa de reação, e dia após dia, eram humilhados por seu inimigo. Enquanto todos estavam PARADOS, sem tomar um posicionamento, o exército inimigo tomava a frente, e se fortalecia crendo na vitória certa.

Quando todos estavam olhando o problema, que era o gigante Golias, Davi MOVEU-SE. Faça como Davi fez, dê o primeiro passo. Mova-se!Faça a diferença!. Deus só precisa que um comece a fazer. Você é esse um!. Então comece buscando o Senhor em oração, e deixe a batalha por conta D’Ele.

Irmãos (as), o problema é em sua casa? Sente-se sozinho? Abandonado? Seu filho está nas drogas? Seu lar está destruído? Foi traído por alguém? Está desempregado? Dificuldades financeira?. Doenças na família?. O problema é seu cônjuge?. O seu choro ainda não acabou? Então, Lute!. Creia!. Persevere!. Levante a cabeça!. Deus é contigo. Faça a diferença!.

Quando Davi se movimentou e fez a DIFERENÇA, todo o exército se moveu e a vitória foi dada a Israel no nome do Senhor, nosso Deus. Você acha que se Davi tivesse ficado PARADO, Israel teria alcançado a sua vitória?. É claro que não!!.

Davi cresceu diante de Deus e dos homens através dos problemas e das dificuldades. Tempos depois, Davi foi o maior nome diante dos grandes reis da terra. Aprendeu a lutar e a vencer as batalhas com poucos homens. Na verdade, você só precisa de UM para ganhar as suas batalhas: Jesus Cristo!.

O SEGUNDO MOTIVO – NÃO ACREDITE NAQUILO QUE O SEU INIMIGO FALA.

O exército de Israel estava pronto para a batalha, pronto para a guerra, porém quando iam à direção do seu objetivo, pararam e ouviram o que seu inimigo lhes FALAVA, e após terem ouvido, TEMERAM!.

Não tente negociar nada com o nosso inimigo. Nossos ouvidos não foram feitos para serem depósitos de suas mentiras, mas foram feitos para ouvir a voz do Nosso Senhor. Davi quando analisou a situação, não deu ouvidos ao que o inimigo dizia, mas tomou para si o que Deus já havia feito na vida dele. Deus precisa de homens e mulheres que saibam ouvir o que Deus quer falar. Davi sabia que incrédulos atraem outros incrédulos, e por causa disso todos acabam sendo enfraquecidos. Deus quer que aprendamos a ter experiência com Ele, e através de sua direção possamos resolver todos os problemas quando baterem na nossa porta.

Davi não acreditava em hipótese para vencer Golias, mas sim no Deus da fidelidade!. E você, tem crido nas promessas de Deus para a sua vida?. Ainda consegue ouvir a voz de Deus?.

O TERCEIRO MOTIVO - VOCÊ TEM A FORÇA DO SENHOR PARA FAZER A DIFERENÇA

Se Davi olhasse num espelho, ou se desse ouvidos as palavras de Saul dizendo que ele não poderia vencer, por ser apenas um jovem, e que Golias era um guerreiro experiente, Davi deixaria de lado o sonho de ver o exército de Israel derrotar seu inimigo. Quando os argumentos do inimigo não fazem efeito sobre nossa fé, então temos de tomar cuidado com as palavras de alguns amigos, que não nos vêem como Deus vê.

Eles nos vêem como pessoas cheias de problemas, às vezes de pequena fé, de pouca preparação, e ficam temerosos em nos encorajar a fazer algo, pois não crêem que Deus irá conosco. Na visão dos israelitas, Davi era o homem errado, tinha chegado na hora errada, e estava no lugar errado. Mas para Deus, não!!.

Muitos não conhecem o projeto de Deus para as nossas vidas, e analisam tudo de forma racional e lógica, trazendo palavras que nos desencorajam a ir em frente e vencer, nos afastando de nossos sonhos. Quando temos um propósito no Senhor, e temos em Deus essa convicção, precisamos ir adiante e fazer tudo conforme Deus nos ordena a fazer. Só assim seremos abençoados, pois nada faremos de nós mesmos, mas sim na força e na direção do Senhor.

O QUARTO MOTIVO - DEUS NÃO LHE DEIXARÁ SÓ NA SUA LUTA.

Depois que Davi fez a diferença, as escamas espirituais caíram dos olhos do exército de Israel. Foi então que eles conseguiram perceber a realidade da vitória do Senhor sobre o inimigo. Foi uma vitória da força sobrenatural, contra a força brutal do homem natural. Saul confiava na sua armadura!. Davi confiava em Deus!.

Sem imaginar sequer na possibilidade de uma intervenção divina, Saul plantou sementes de dúvidas na mente de Davi, e o incentivou a levar a sua armadura. Às vezes as pessoas que nos cercam não conseguem ver o agir e a providência de Deus em nossa vida. Mas quando vamos em frente e o Senhor começa a nos abençoar com seu poder, isso serve de encorajamento para que outros sigam em frente, deixando de lado os temores e os medos.

Podemos ver claramente um contraste entre duas formas diferentes de vida. Golias representava a segurança da fortaleza - simbolizando o orgulho, da exaltação própria, a vaidade da aclamação popular, a indomável frieza da paixão humana. Davi simbolizava a paciência, a confiança, e a sabedoria da força divina e a determinação de glorificar a Deus e fazer a sua vontade.

Davi sabia e confiava que o Senhor estava com ele. Por isso ele expressa aqui - e depois mais tarde em sua vida – que não estava preocupado em fazer a sua vontade, e nem ficar famoso em Israel. Davi queria que todos vissem e soubessem que em Israel tinha um Deus Poderoso!. E você, tem confiado em Deus nas suas batalhas?. Você tem conseguido tomar decisões sábias para solucionar as suas dificuldades?. Você tem deixado o inimigo “plantar” dúvidas na sua mente?. Tem posto Deus na frente de seus problemas, ou prefere seguir as suas intuições “intelectuais e lógicas”?. Tem ouvido mais a voz do inimigo, ou de Deus?.

Conclusão

Deus te chamou para ser vencedor, para fazer a diferença e não quer que você pense que os sonhos D’Ele para você morreram. Os sonhos de Deus só param enquanto você estiver parado. Não pare de lutar!. Continue, vença, pois o Senhor está contigo, e você não estará sozinho na sua batalha. Deus entende a tua angústia, o teu choro, a tua dor. Deus sabe que na vida cristã muitas vezes seu povo ficou angustiado por causa de uma necessidade urgente. Na verdade, todos nós temos vários tipos de carências que precisam ser atendidas a fim de que possamos viver em paz.

Por isso, eu lhe digo - Não ligue para o Relatório do diabo. Acredite na sua vitória contra ele, e você verá a ação e os milagres de Deus como são espantosos, incomuns, inéditos e inexplicáveis!. Deus tem as saídas que você precisa. Você é um vencedor em nome de Jesus, por isso rejeite o sussurro do diabo na sua mente tentando lhe convencer do contrário. Comece a usar a sua autoridade espiritual contra as fortalezas do diabo. Seja ousado e olhe acima das muralhas das adversidades. Portas se fecham para serem abertas e caminhos se perdem para serem novamente encontrados.

A derrota só acontece quando não acreditamos na vitória. Você pode até passar pelos vales da sombra da morte, mas chegará do outro lado. Rasgue o Relatório do diabo quando ele vier lhe apresentar!. Afinal, a única pessoa que pode acusar justamente os homens pelos seus erros é Deus!. Confie no Senhor! Deus é contigo!.

Com Ele você nunca perderá uma batalha!. Em nome de Jesus.


Fonte: http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=6187

0 comentários: