Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 13 de abril de 2011

NOTÍCIA: "Depressão Facebook" afetam adolescentes, diz relatório

Jovens que passam a maior parte do tempo em sites de mídia social estão em risco de “Depressão Facebook,” diz um grupo de médicos.

Apesar dos sintomas e o comportamento prejudicial resultante pode ser similar à “depressão offline,” a Academia de Pediatras Norte-Americana (AAP) propôs a depressão Facebook como um novo fenômeno.

A AAP emitiu um novo relatório clínico, “O Impacto do Uso da Mídia Social nas Crianças, Adolescentes e Famílias,” publicou online na segunda-feira, detalhando ambos os efeitos positivos quanto negativos do uso da mídia social nos jovens e famílias.

O relatório aponta que o número de pré-adolescentes usando tais sites como Facebook a MySpace aumentou drasticamente durante os últimos cinco anos.

O Facebook atualmente tem mais de 500 milhões de usuários ativos. De acordo com ComSocore, uma empresa que mede o tráfego de Internet, a quota de visitantes ao Facebook menores que 18 anos de idade aumentou no ano passado em até 11,1 por cento.

Uma pesquisa de Senso Comum 2009 revelou que 22 por cento dos adolescentes se logam no seu site de mídia social favorito mais de 10 vezes ao dia.

Gwenn O’Keeffe, MD, FAAP, co-autor do relatório clínico, diz que a mídia social, mais do que interação face a face, é a primeira maneira de adolescentes e jovens na casa dos vinte interagirem socialmente.

“Uma grande parte desse desenvolvimento social e emocional dessa geração está ocorrendo na Internet e nos telefones celulares,” afirmou ela no relatório.

“O Facebook é onde todos os adolescentes estão se pendurando agora; é a sua loja da esquina,” ilustrou O’Keeffe, de acordo com a Associated Press.

Enquanto os benefícios da participação social da mídia inclui estar conectados com amigos e família, fazer novos amigos, envolvimento com a comunidade, e valorização da criatividade, o relatório AAP adverte que o uso dos sites online se torna um risco para os jovens mais frequentemente do que a maioria dos adultos percebem.

Entre as ameaças potenciais estão o cyberbullying, a ansiedade social, a isolação severa, e agora o que os médicos estão identificando como depressão Facebook.

“A aceitação e o contato com os colegas é um elemento importante da vida do adolescente. A intensidade do mundo online é pensado ser um fator que pode desencadear depressão em alguns adolescentes,” apontou o relatório.

A pressão de sentir-se aceito não é somente sentido entre os adolescentes também. Curiosamente, a pesquisa por Telstra lançada no mês passado encontrou que pessoas de 18 a 30 anos usam o Facebook em maneiras de ajudá-los a parecer mais legais.

Vinte e dois por cento disseram que eles usam a função “check-in” do Place do Facebook para parecerem legais, 10 por cento usam a ferramenta para se ajustar com todas as pessoas legais que estão fazendo isso, e 10 por cento usam isso para fazer inveja aos outros.

Um terço dos entrevistados admitiram sentir inveja ou se sentem de fora quando veem seus amigos usando o check-in no Place do Facebook.

O Facebook oferece outras funções únicas que podem fazer isso particularmente difícil para crianças tentando se ajustar.

De acordo com O’Keeffe, o número de amigos do Facebook, atualizações de status e fotos de pessoas alegres são alguns dos fatores que podem contribuir com a depressão.

Pode ser mais doloroso do que sentar-se sozinho em uma lanchonete da escola, disse O'Keefe, conforme relatado pela AP.

Para Rhett Smith, um pastor e terapeuta em tempo parcial para jovens e famílias, o último relatório da AAP confirma o que ele e muitos outros têm sentido.

"Um dos paradoxos gritantes no meu uso da tecnologia / mídia social, é que ele tem tanto a capacidade de me fazer sentir conectado e íntimo com outras pessoas, enquanto ao mesmo tempo me sentir isolado, alienado e solitário," disse ele em um artigo de blog anterior.

"Tem toda a tecnologia relativamente nos desconectado em um sentido, substituindo os processos (de amizade, conhecer um ao outro, compartilhar vida etc), onde em vez disso, apenas valorizamos o resultado final (número de seguidores, o tráfego do blog, etc)?".

A AAP adverte que os jovens que sofrem de depressão Facebook podem ir para sites arriscados da Internet para ajudar - sites que promovem o abuso de drogas, práticas sexuais inseguras, ou comportamentos agressivos ou auto-destrutivos.

"Os pais precisam entender essas tecnologias para que eles possam relacionar-se com o mundo online de seus filhos - e ser pais confortavelmente nesse mundo," aconselhou O'Keeffe.

Além disso, os pais precisam reconhecer a realidade de um mundo cada vez mais digital nas quais seus filhos estão crescendo.

"Olhe para a infância, como é hoje. Ajuda muito vê-los como crianças de hoje, não tente forçá-los a um molde de crianças de ontem," acrescentou.


0 comentários: