Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 29 de março de 2011

Você sabe planejar sem perder a espontaneidade?‏

Ter planejamento não é o oposto de ser espontâneo, veja se você conhece o equilíbrio
Por Ana Maria Madeira

Conhecer seus objetivos é o primeiro passo para alcançá-los: dessa forma, você poderá seguir cada passo com mais clareza e segurança do que está fazendo. Depois do objetivo conhecido, entra aquela fase que pouca gente gosta: planejar. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela empresa Unilever, 99% dos brasileiros acreditam que o mundo poderia ser melhor se todos vivessem mais livremente, curtindo o que é espontâneo. No entanto, a espontaneidade não deve ser colocada em oposição ao planejamento de cada setor de nossas vidas. "Quem quer alcançar um objetivo, deve primeiramente conhecê-lo e delimitar um caminho para alcançá-lo, para poder agir melhor", diz Carla Lubisco, escritora do livro Gestão da qualidade de vida.

Um estudo recente feito pelo psicólogo Richard Wiseman, publicado no jornal britânico The Guardian, sugere quais são os caminhos que as pessoas devem seguir para cumprir as metas estabelecidas para o um novo ano, fase comum dos planejamentos e promessas. De acordo com o psicólogo, grande parte das pessoas não consegue cumprir as metas por usarem meios pouco eficazes. Os que conseguiram atingir suas metas apostaram em dividir o objetivo final em pequenos objetivos no decorrer do ano e dar a si próprios recompensas, anotando os progressos em um diário e compartilhando os planos com os amigos. Está aí a chave do sucesso.

Ou seja, não adianta ser um maníaco do planejamento, adorador da própria agenda e que se irrita quando fica doente e não consegue cumprir as tarefas durante alguns dias. "O senso de equilíbrio é fundamental inclusive na disciplina, pois a frustração vem rápido quando planejamos em excesso, pois nada sai 100% como foi planejado", diz Carla.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/11826-Voce-sabe-planejar-sem-perder-a-espontaneidade.htm?utm_source=news_mv_pharma&utm_medium=11_01_21&utm_term=mv&utm_content=dt&utm_campaign=mat5

0 comentários: