Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 31 de março de 2011

As amizades ajudam na construção da identidade

Somo seres sociáveis: quem discorda? É realmente impossível viver totalmente sozinho ou só depender do apoio dos membros da família. As amizades ajudam na construção da identidade e da vida de todos nós. E não pense que o mais importante é ter muitos amigos, ou conhecer pessoas super badaladas, pois quantidade e as aparências não têm nada a ver com estar satisfeito com suas amizades. "As relações mais fortes, levam anos para ser construídas e dependem de dedicação e entendimento mútuo", de acordo com a psicóloga Olga Tessari.

Em uma época em que as pessoas estão cada vez mais ocupadas e preocupadas com as dificuldades em se obter sucesso na carreira, todas as relações pessoais acabam delegadas a segundo plano. "Além disso, a competitividade pode minar as chances de começo de amizade, pois se cria uma maior necessidade de se sobressair e desconfiança", diz a psicóloga.

E "mesmo que o tempo e a distância digam não" às suas relações, como diz a famosa música "Canção da América', de Milton Nascimento, a amizade pode manter-se guardada a sete chaves dentro do peito. "Em relações de amizade muito fortes, a distância não afasta necessariamente as pessoas, pode-se passar anos sem ver o amigo sem perder a intimidade e a sintonia", diz Olga.

No entanto, para chegar a esse "patamar", é necessário saber se você não está afastando as pessoas do seu convívio sem perceber. São atitudes comuns o receio exagerado em se aproximar das pessoas e as aproximações que visam interesses específicos, ou seja, você pode estar construindo uma fama de frio ou de invejoso se faz isso com frequência.
 

0 comentários: